The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Os tempos mudam, o design nem por isso

É verdade que à primeira vista a relação do design (e já agora da arquitectura) com os estágios é antiga. Desde os primeiros tempos, quando o design ainda mal se chamava isso, que se parte do princípio que a maioria dos profissionais terão que passar por um período de estágio num atelier estabelecido, para aprender a coisa na prática, para se integrar no mercado de trabalho, etc. No fundo, era uma continuação da tradição anterior de aprendizado. Nunca foi uma solução perfeita mas ia funcionando, melhor ou pior.

Contudo, mesmo um observador desatento já se devia ter dado conta que os estágios já não são que eram – provavelmente nunca foram. A razão de ser do estágio consistia em trabalhar de graça ou quase em troca de aprendizagem. Agora assume-se que qualquer tipo de trabalho é uma forma de aprendizagem, logo deverá ser feito de  graça. O estágio massificou-se. É aplicado a todo o tipo de profissões e situações. Resume-me muito simplesmente a obter trabalho a custo zero. Se há realmente algum tipo de aprendizado, só depende da boa vontade do patrão, mas na grande maioria dos casos não passa de uma espécie de praxe profissional, bem pior que as académicas porque pode nunca terminar.

As histórias de horror são muitas.

Por tudo isto, deveria haver bastante cautela por parte de designers cada vez que invocam a importância do estágio, etc. Os tempos mudaram; seria bom que a ética do design os acompanhasse.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: