The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

“Heróis”

A minha “especialidade” – o assunto da minha tese de doutoramento – é a autoria no design, portanto para mim é bastante claro: quando se reflecte sobre o passado do design português, tende-se a traduzir tudo para nomes próprios. O que quero dizer com isto? Temos o estúdio ou o gabinete ou o organismo X, que foram importantes, fizeram isto e aquilo, mas quando se quer falar sobre o assunto, isola-se o designer, arquitecto ou ilustrador Y. Na pior das hipóteses, faz-se dele um herói, um Siza.

É uma questão de método. Treina-se as pessoas para perguntar quem é o autor, como se isso explicasse tudo. Depois, cai-se em situações embaraçosas: faz-se um trabalho sobre um colectivo e não há autores; diz-se que é autoria colectiva, o que no fundo é definir pela negativa uma situação onde se rejeita a autoria (porque seimboliza uma forma de autoridade, porexemplo) em termos daquilo que rejeita. Não é um erro mas é uma posição ideológica e acrítica.

O desnorte pelo qual passam o design, as artes e a arquitectura aqui em Portugal fica espelhado neste louvor dos heróis. Quando não se consegue reflectir ou experimentar sobre modos de organização acaba por se cair no indivíduo como unidade. Personaliza-se porque não é possível fazer mais nada. O “herói”, o “grande homem” é apenas sintoma de uma incompetência disciplinar generalizada. Onde não há sistema, sobram pessoas. Na pior das hipóteses como focos de autoritarismo.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: