The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Quatro anos

Ainda tenho a sorte de ensinar num curso com quatro anos. Olho para os meus alunos do último ano e imagino: podiam estar lá fora. E em geral até estão. No segundo semestre mandam-nos estagiar e eles diligentemente lá vão, como se estivessem a trabalhar a sério. A maioria não está preparada. Tanto enquanto designer gráfico como enquanto trabalhador. Neste último caso, nunca há-de estar porque a nossa sociedade actual foi deliberadamente afinada para apanhar em falso quem trabalha. Não se pode preparar ninguém para isto porque as regras mudam de modo a que não sejam favoráveis.

Enquanto designer, a mesma coisa. A profissão foi obrigada a mudar. Tornou-se num secretariado de pequena dimensão. Ainda é ensinada como se pudesse ser mais do que isso: os velhos designers trabalhavam sobretudo para o Estado, indirectamente como gabinetes de consultadoria externa. Com menos Estado tudo isto secou. Os grandes gabinetes fecham. Tudo o que seja grande projecto municipal, governamental, com fundos europeus, é rapidamente consumido como uma carcassa no meio do deserto.

A solução seria formar gente com capacidade para corrigir tudo isto onde realmente interessa, que é a nível político. Mas os cursos pequenos, utilitários, orientados para o mercado, não chegam nem querem chegar para isso. E tendem a ser subservientes a quem manda. Diz-se que se vai fazendo o que é preciso para garantir o dia-a-dia, mesmo que isso seja nocivo, para garantir que num futuro próximo se pensa a sério em mudar as coisas, é preciso engolir sapos, etc. Ouço-o desde há anos. Deixei rapidamente de ligar.

Não me interessa muito mudar as coisas através de grandes planos generalistas (para isso já houve Bolonha, ou o Euro, ou a União Europeia). Interessa-me que as coisas funcionem no dia-a-dia. É aqui que se percebe se cada um destes grandes planos funciona ou é um entrave.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: