The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Jet lag

A hora mudou enquanto estava em Nova iorque, assim as habituais quatro horas de diferença cresceram para cinco à volta. Portanto, saí anteontem de nova iorque às 19h30, comi o jantar no avião por volta das 20h30 e quatro horas depois estavam-nos a servir o pequeno almoço meia hora antes de aterrarmos às 7 e meia da manhã aqui. Assistimos ao nascer do Sol pouco antes de ver a costa portuguesa enquanto o meu organismo estava convencido que eram duas da manhã. Por outras palavras: estou com um jetlag gigante.

Em Pattern Recognition, o meu William Gibson favorito, o jetlag da protagonista era empregue um mecanismo psicológico de estranhamento, que a fazia estar deslocada em relação à realidade imediata, enquanto viajava pelo globo para leste, perdendo noite pelo caminho. Um dos seus amigos acreditava que enquanto os corpos dos viajantes eram rapidadmente transportados através do globo, as suas almas eram mais lentas, e precisavam de um certo tempo para os alcançarem. Roberto Bolaño em 2666 citaria indirectamente e anonimamente esta passagem.

De entre a literatura de viagem contemporãnea, há sem dúvida uma tradição dedicada ao jet lag da qual só conheço estes dois exemplos, ligados entre si.

Tanto à ida como à vinda, reparei que este estado de estranhamento, de vigília ou de sonolência deslocados em relação à luz e aos hábitos dos outros me deixavam morbidamente mais sensível aos objectos como se os estivesse a ver a meio da noite iluminados por um relâmpago que não pára, congelado como numa fotografia sobreexposta, que não conseguimos interpretar como sendo simplesmente a claridade do dia. Tomadas eléctricas, torneiras, cafeteiras, cabos eléctricos suspensos, telhas, tudo ganha a claridade e a cor dos sonhos que tenho de manhã, quando a luza ambiente os contamina.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: