The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Miséria

Este artigo já devia ter sido publicado há mais tempo (e renovado de seis em seis meses). Se já toda a gente sabe que não há financiamento, pouca gente se apercebe das consequências a longo prazo: envelhecimento dos docentes e funcionários; sobrelotação das aulas, que pela quantidade de alunos se vão tornando todas em aulas teóricas; impossibilidade de especialização quando se põe os docentes a dar uma tonelada de cadeiras avulsas só para cumprirem horários, etc. Com cursos de 3/4 anos, esta nova “filosofia” começa muito rapidamente a dar fruto (ou mais exactamente bolores) formando pior os alunos, que nunca conheceram outra realidade que não seja pagar balúrdios por quase nada – por vezes, como no caso dos estágios, está-se a pagar para trabalhar.

Em cursos de arte, design, etc. onde ainda conta alguma coisa estar actualizado, tudo o que a academia consegue transmitir é a burocracia escanzelada a que os docentes são obrigados, e que por falta de tempo e recursos se torna no conteúdo das aulas – a metodologia científica reduz-se a transmitir as formalidades necessárias para entregar o paperzito. O resultado é o designer enquanto estagiário (que começa logo na faculdade a fazer serviço nas universidades depauperadas) e o artista enquanto comissário/estagiário de vão de escada e de si mesmo (que começa logo na faculdade a fazer serviço nas universidades depauperadas).

O ambiente é de desenrascaço constante. A preocupação científica reduz-se a interpretar do modo menos lesivo possível a próxima cabazada de directivas imbecis enviadas de cima. A diferença entre o discurso triunfalista, tecnológico, inovador e incubador e a miséria económica, moral e política do ensino superior é tanta que até dá tonturas.

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Comentários Recentes

Mário Moura em Occidente, 1889
Augusto José em Occidente, 1889
Francisco Choupina em No Terraço
Marco em Onde
Candeias em Boletins

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: