The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Ciência nenhuma

Sim, é verdade: Mariano Gago modernizou a Ciência em Portugal e merece ser lembrado e celebrado por isso. Contudo, essa modernização das ciências incluiu também a recriação das artes e do seu ensino (incluo aqui o design, a arquitectura e o resto) à imagem das ciências, o que tem sido trágico.

As artes, apesar de toda a fama, nunca sofreram por falta de rigor – ou de rigores. Quem acha que os artistas são preguiçosos é porque nunca conheceu nenhum. Não há carreira mais difícil e exigente do que a das artes, mesmo e sobretudo as mais bem sucedidas. Acreditar que fazer passar as artes pelo mesmo crivo que as ciências as torna mais rigososas é ingénuo e ignora todos os mecanismos de avaliação que as artes já têm.

Mais ainda, desvia tempo e recursos desses mecanismos. Falo da simples crítica, claro, que se extingue numa época em que nunca foi tão fácil praticá-la e publicá-la. Em vez, de se apoiar essa actividade, desviam-se os meios para conferências, seminários, etc. onde a apresentação “pública” se limita aos pares, entendidos aqui como as pessoas que estão dispostas a pagar (cada vez mais do seu bolso) para ouvir os papers dos colegas enquanto esperam pela apresentação dos seus próprios.

Este modelo cobre a discussão dentro de meios especializados que realmente ficam a ganhar com a avaliação crítica interna, mas arte, design, arquitectura não são a mesma coisa do que física ou nerologia ou sequer história de arte. Precisam de um contacto aberto com o público. Toda esta exigência de ciência acaba por aniquilar a legitimidade de pura e simplesmente falar para uma esfera pública.

Eu dou aulas de design e escrevo sobre arte e política. Não sou nem quero ser um cientista.

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Comentários Recentes

Mário Moura em Occidente, 1889
Augusto José em Occidente, 1889
Francisco Choupina em No Terraço
Marco em Onde
Candeias em Boletins

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: