The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Escrever

Se pudesse, dedicaria o meu tempo a escrever. Já gostei de dar conferências, de falar em público, mas acabei por perder a vontade. Não compensa. Prepara-se uma intervenção que, se for bem feita, demora semanas ou até meses a afinar. Depois raramente se consegue voltar a usar aquilo. Melhor seria escrevê-la, publicá-la, ou até simplesmente filmá-la. Mesmo nas ocasiões em que se repete, é isso mesmo, uma repetição – à segunda vez, sabe-me sempre a restos aquecidos vezes demais.

Mesmo quando se consegue utilizar mais do que uma vez, como é caso das aulas, de ano para ano vamos mudando e aquilo é difícil de actualizar, de aumentar. Há um limite de tempo para cada aula que dita que, para cada coisa nova, uma velha tem que sair. Habituei-me a lidar com isso avisando que cada aula ou conferência é uma selecção. É como um trailer de um filme. Cabe ao público ou ao aluno, caso haja interesse, ler mais, ver mais, etc. Não é, nem nunca poderá ser um formato completo. Dou o que considero ser essencial. Outros terão outras prioridades. (Aparece-me sempre alguém que me acusa de ignorância por não ter referido isto ou aquilo. Se já o sabe, porque precisa da minha confirmação? Foi para ali com um cartão de bingo ou uma lista de compras para preencher?)

A conferência só muito raramente é paga. As que me correram melhor, às quais ainda hoje regresso, foram-no. Daí que também por isso prefira o texto, porque é mais económico e infinitamente reutilizável. Funciona sem estar atrelado a mim. Podem fazer dele o que quiserem. Não tenho grande curiosidade em conhecer os autores das coisas que aprecio, sejam eles cineastas, actores, escritores, artistas ou designers. Prefiro ver os trabalhos.

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Arquivos

Comentários Recentes

Mário Moura em Occidente, 1889
Augusto José em Occidente, 1889
Francisco Choupina em No Terraço
Marco em Onde
Candeias em Boletins

Arquivos

Categorias

