The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

O que eu faço

Às vezes, apanho gente – até alunos – que não vê aquilo que eu faço como crítica. É político demais, não fala muito de objectos ou de designers. Provavelmente, estão habituados ao que nos nossos artigos de jornal chamam crítica e que na prática se limita a um guia de consumo: que filmes ver, livros comprar, design usar, autores (de qualquer tipo) admirar. Não me interessa quase nada. O que me interessa é a crítica como discussão pública, como opinião pública. Tento perceber como os objectos, as pessoas que os fazem, os sítios e os modos como são consumidos, se encaixam dentro disto. Interessa-me sobretudo perceber como são discutidos, negociados, porque são importantes, etc.

Daí que use regularmente ferramentas teóricas como o feminismo, a crítica marxista, pós-colonial, os Estudos Culturais. Não o uso da maneira pura. Não costumo dar referências. Mas, por exemplo, já usei a teoria pós-colonial para demonstrar que certas opções habitualmente tidas como formais na arquitectura de Siza Vieira na verdade são um modo de encenar relações entre centro e periferia. Usando crítica marxista e algum Foucault consegue-se demonstrar que os começos do Neoliberalismo em Portugal antecedem um pouco Marcelo Caetano (fi-lo no livro do José Brandão e num artigo na Imprópria).

Não considero isto “teoria” porque se trata de lidar criticamente com um objecto muito específico. Não um objecto no sentido literal que os designers gostam de usar, mas um tema, um assunto.

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Comentários Recentes

Mário Moura em Occidente, 1889
Augusto José em Occidente, 1889
Francisco Choupina em No Terraço
Marco em Onde
Candeias em Boletins

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: