The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

O Mercadinho

Há uns anos, criei um tumblr chamado A Chocadeira com pseudo-notícias de empreendedorismo. Tinha de tudo desde uma empresa chamada o Ministério das Faianças que criava louça celebrando a precariedade como forma de identidade até um programa de residências artísticas na rua, que pretendiam usar a homelessness como forma de pôr em causa o espaço público, etc. O alvo era o tipo de notícia que aparece no P3 – desde eventos de DJing sustentável, onde a audiência pedalava para alimentar a música que ouvia até iniciativas de grafitti rural feito com lã e pregos.

Tentava usar um estilo o mais realista possível e mais que uma vez houve leitores que pensavam que aquilo tudo era a sério. Não era difícil. O empreendedorismo e o próprio mercado de trabalho atingem quotidianamente níveis de absurdo difíceis de antecipar: houve aquela empresa de design que fazia mobiliário inspirado nas sensações dos judeus quando eram arrebanhados para os campos de concentração; há anúncios pedindo estagiários para funções de empregada de limpeza com dois anos de experiência pelo menos.

Uma das minhas últimas ideias era um creche neoliberal que tinha abandonado a designação jardim-escola (esquerdalha) preferindo chamar-se O Mercadinho, onde as criancinhas eram ensinadas a investir competitivamente. Não cheguei a escrevê-la porque entretanto abriram realmente uma escola assim, onde ensinavam empreendedorismo a bébés entre os 4 e os 8 meses, Agora, fico a saber que há programas de empreendedorismo ensinados às escondidas dos pais em escolas públicas.

Calculo que se assuma que não faz mal porque é simplesmente gestão, economia, etc. quando se trata de doutrinação política pura, simples e descarada.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: