The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

A arte que merecemos II

Uma vista de olhos à Bienal de Veneza confirma que a moda internacional é o artista político vindo de países tradicionalmente problemáticos: Israel, Síria, Palestina, Angola, etc. E Portugal? Com a Troika, a dívida, e tudo o resto perdeu uma excelente oportunidade de (à falta de melhor) fazer-se de vítima. Insistiu naquela coisa espapaçada do “político mas não panfletário”. Os artistas, designers e arquitectos light (mas empreendedores) que nos representam nas grandes ocasiões são maus, é verdade, mas representam-nos muito melhor como país do que se fossem bons. Vale a pena lembrar que uma das obras que enviámos para Veneza era um transporte público desmantelado e reconstruído como centro flutuante de congressos e quiosque de venda de produtos portugueses. Há alguma coisa que nos represente para além disso?

Pode ser que daqui a uns anos, quando já não fizer diferença, se comece a apanhar o comboio, quando for tarde demais como é costume. Mas neste momento a nossa estética é igualzinha a nós mesmos: uma coisa que espera, que aguenta, aguenta.

Filed under: Crítica

2 Responses

  1. representação diz:

    categorias lógicas & figurações do real?

  2. *Entusiasmo diz:

    das Pérolas: proverbial grão de verdade;

    https://books.google.pt/books?id=VkG8Sz-_vBQC&pg=PA188&lpg=PA188&dq=eis-nos,+enfim,+de+volta+ao+nosso+ponto+de+partida+gombrich&source=bl&ots=kewhIT-9e3&sig=nkV_fmPEL3j7DH1BfDMDh7004qE&hl=pt-PT&sa=X&ved=0CB8Q6AEwAGoVChMI6dng1u2NxgIVwlgUCh1dAwAT#v=onepage&q=eis-nos%2C%20enfim%2C%20de%20volta%20ao%20nosso%20ponto%20de%20partida%20gombrich&f=false
    *[…]* : Nós é que temos de cuidar para que o fio da tradição não se rompa e prevaleçam oportunidades para o artista adicionar as suas pérolas ao precioso colar que é a nossa herança do passado.”

    : ) > ‘ARTE EXPERIMENTAL’ < (G.B.!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Comentários Recentes

Mário Moura em Occidente, 1889
Augusto José em Occidente, 1889
Francisco Choupina em No Terraço
Marco em Onde
Candeias em Boletins

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: