The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Ficção

Hoje termina Mad Men, uma das minhas séries favoritas de sempre, que sigo desde a primeira temporada. Aprecio-a por muitas razões, uma delas, no começo a maior, por ter a ver com publicidade e design. Rapidamente se tornou maior do que um mero retrato de época dos publicitários de Madison Avenue, mas é sempre um prazer ver a maneira como o design de mobiliário, roupa e gráficos se vão actualizando com o tempo. No último episódio já apareciam posters ao estilo Push Pin emoldurados pelas paredes.

Desde há anos que “colecciono” ficção sobre arte e design. Não se trata apenas de gostar de ver as minhas áreas de interesse representadas melhor ou pior, aquele frémito de perceber que o personagem no ecrã faz a mesma coisa que nós. A melhor ficção consegue reflectir sobre uma área tão bem (ou até melhor) como a critica ou a teoria. Mad Men foi uma excelente reflexão sobre as políticas empresariais, raciais, de género, sem nunca se limitar a isso.

Já agora, deixo aqui alguma da melhor ficção que li sobre arte e design: Pattern Recognition e Zero History, de William Gibson, sobre design, moda e política no começo do século XXI, sempre perspicaz a revelar as ligações improváveis e a criar objectos de culto (alguém consegue ler Pattern Recognition sem ficar a desejar um Buzz Rickson?); The Flamethrowers, de Rachel Kushner, instalado firmemente nas fronteiras aguerridas entre a arte e a política nos anos 1970s; The Dark Object, de Katrina Palmer, uma novela passada numa escola de arte onde se proíbiu a produção de objectos e o único aluno contorna as limitações que lhe são impostas escrevendo.

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Comentários Recentes

Mário Moura em Occidente, 1889
Augusto José em Occidente, 1889
Francisco Choupina em No Terraço
Marco em Onde
Candeias em Boletins

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: