The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Valha-nos o design

Quando comecei a escrever há uns doze anos, pensava que a competência mais importante da crítica de design era um conhecimento o mais completo possível da história e do presente do design. Rapidamente conclui que para pouco serve se não se tiver também um sentido de ética e de política. Sem isso, a recensão mais informada não passa de um anúncio publicitário.

Há dez anos escrevi um texto, o meu primeiro, sobre o que me parece ser o problema ético crucial do design contemporâneo (fica aqui um link para a tradução portuguesa): o design pela sua mera presença pode ser usado para dar a entender que situações impossíveis, calamidades e autoritarismos não são assim tão maus. Quando sabemos que num país em guerra, ocupado, falido, abriu um estúdio ou melhor ainda uma bienal de design é porque as coisas melhoraram. É comum dizer-se que o design não é neutro, que tem responsabilidades políticas, éticas e sociais, mas o design tem neste momento uma função trivializadora que é política em si mesma.

Mal eu imaginava que, pós-crise, Portugal seria o melhor sítio para testar essa intuição. Somos um dos campeões da precariedade, do pseudo-emprego, do estágio não-remunerado, etc. Obviamente, uma das empresa mais representativas deste tipo de práticas é uma firma de design, a Menina Design Group, que inclui a etiqueta Boca do Lobo (já desisti de fazer piadas sobre a falta de ironia evidente destes nomes). Embora apareçam regularmente em posts e até reportagens televisivas de denúncia, aparecem mais regularmente ainda em “reportagens” sobre design. Tem aspas porque ninguém se deu ao trabalho de investigar como é que os objectos são feitos, por quem e como.

Sim, Portugal está uma merda. Mas podia ser pior, ainda temos design.

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Comentários Recentes

Mário Moura em Occidente, 1889
Augusto José em Occidente, 1889
Francisco Choupina em No Terraço
Marco em Onde
Candeias em Boletins

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: