The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Theory and Design in the First Machine Age

s7050105

Já houve tempos em que me enervava com quem achava que a história do design era essencial porque vinha dar outra legitimidade à área, porque é importante os novos praticantes saberem quem era este ou aquele fulano, este ou aquele artefacto. Agora, só me apetecia ter uma máquina do tempo e chumbar esta gente antes de começar a debitar asneiras.

Não me interessa minimamente a história como pedigree ou como palmadinha nas costas. Aliás, como fonte de legitimidade é embaraçosa e não me espanta que acabem por ser os próprios designers a produzi-la: nenhum historiador digno desse nome faria história sob essas premissas. Contar anedotas fixes sobre nós mesmos e o que fazemos só se justifica em certas festas depois da sexta cerveja ou das quatro da manhã.

Felizmente, há exemplos de outro género de história: ando finalmente a ler o Theory and Design in the First Machine Age, de Reyner Banham, um clássico, uma história do modernismo. Não se limita a passar em revista os “génios” mas explica o processo como se tornaram conhecidos, como certas obras se propagam enquanto outras caem no esquecimento. Coisas pragmáticas: o comprimento e a eloquência concisa dos parágrafos em certo tratado de arquitectura garantia a sua citabilidade e portanto a sua circulação; certa obra de arquitectura foi considerada a primeira casa moderna em grande medida pelo modo como foi fotografada – de um ângulo apenas parecia radicalmente nova para a época. Não há aqui singularidade ou génios incontestáveis, que denotam apenas a preguiça do crítico ou do historiador, mas uma atenção constante ao pormenor, ao contexto.

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Comentários Recentes

Mário Moura em Occidente, 1889
Augusto José em Occidente, 1889
Francisco Choupina em No Terraço
Marco em Onde
Candeias em Boletins

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: