Habitualmente uma empresa só muda de imagem quando faz merda. Merda escandalosa, catastrófica¹ ou merda simplesmente porque ficou parada no tempo, ² e (em qualquer dos casos) precisa de uma maneira pronto-a-vestir de mostrar que mudou, que já não é a mesma. Depois há aquelas ocasiões em que uma empresa não fez merda menhuma, aliás até está bastante bem, mas foi privatizada, portanto precisa de mostrar que mudou mas (não se assustem) porque tudo ficou na mesma. A sério. Gastou-se um dinheirão numa nova imagem (concepção e actualização) mas está tudo na mesma. É dinheiro bem gasto. A sério. É um grande investimento para sossegar os clientes e garantir que está tudo na mesma, mais coisa menos coisa.
Ou seja, a privatização é uma merda e este logo só serve para discretamente demonstrar que supostamente não fez diferença. Mas, se isto for como a PT, desconfio que um novo logo se adivinha e há-de ser muito diferente deste.
Dizia o Princípe de Lampedusa que, para que as coisas fiquem como estão é preciso que tudo mude. Sábias palavras às quais só faltaria talvez um logo.
1. Bes/Novo Banco.
2. Quase todas as novas identidades.
Filed under: Crítica
E a versão antiga era melhor. Não têm mesmo onde gastar o dinheiro.
ahahahah… ridículo!!!! e será que a nova imagem, vai ser aplicada nas fachadas das lojas substituindo a antiga ou ainda a primitiva do josé brandão que em muitas lojas nunca foi substituída pela agora antiga????? cada vez mais, tenho a certeza que o trabalho de criação de identidades corporativas é a banha da cobra por excelência, do design de comunicação.