The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Viagens no Tempo

Hoje é o meu regresso tardio à escola. Dar aulas no contexto do design mudou bastante nos quinze anos desde que comecei. Em primeiro lugar porque o ensino mudou por pressão de Bolonha e por pressão da falta de dinheiro. Tornou-se bastante mais difícil ter tempo porque há mais aulas, mais alunos, mais relatórios, mais medo. Em segundo porque o próprio design mudou sem se dar conta. Adaptou-se ao ao contexto do empreendedorismo, das startups sem se dar conta que estava a mudar, com a falta de consciência histórica que o caracteriza (tende a ver a história como uma sucessão de personalidades, estilos e – quando muito – de técnicas).
 
Para demonstrar essa mudança basta ver as reacções extremas que ainda se tinha há pouco mais de dez anos quando apareciam designers que criavam os seus próprios projectos sem um cliente à partida. Quando muito tolerava-se a auto-promoção. Agora, mesmo quando se trata de um estúdio são raros os designers que não têm o seu projecto auto-iniciado. É até mais comum serem reconhecidos por esse trabalho.
Ter uma consciência histórica e crítica destas mudanças é difícil porque elas tendem a ser mudanças relativamente rápidas e totais de paradigma. Passa-se de um estado ao outro como naqueles filmes de viagens no tempo em que uma pequena mudança no passado altera o presente e só algumas pessoas se lembram como era dantes.
É a mesma coisa com o ambiente social que nos rodeia. Ontem ouvi uma música de hip hop americano onde se usavam os termos “AirBnB” e “hostel”, uma novidade para mim. Contudo, a palavra “hostel” já me parece datada. Usava-se de um modo insistente na segunda metade da década passada mas agora fez mais do que normalizar-se. É tão evitada como a palavra pensão.

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Comentários Recentes

Mário Moura em Occidente, 1889
Augusto José em Occidente, 1889
Francisco Choupina em No Terraço
Marco em Onde
Candeias em Boletins

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: