The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Voltar

Mudei de ideias e ando vai não vai para voltar ao blog.

Não, a culpa não é do Zuckerberg – pelo menos não neste caso. Quando me juntei ao facebook sabia ao que ia. Há uma piada onde um rato de laboratório está a dizer ao cientista, «Olha, acho muito fixe fazer estes exercícios, andar pelo labirinto, correr na roda, e é óptimo receber queijo no fim, mas às vezes fico a pensar porque me dás isso tudo.» E o cientista escreve no bloco notas, «Queijo deixa rato paranóico.» Para gente como Zuckerberg, a solução para uma questão de ética será – sempre e só – afinar a experiência do utilizador. O problema do facebook é ser uma comunidade cuja ética é um assunto de backoffice, ao qual os membros só têm um acesso muito indirecto. Mas isso já se sabia.

O que me afastou do blog é o design ter, colectivamente, uma atitude muito próxima da do facebook. Em resposta a problemas éticos ou políticos afina-se a experiência do utilizador ou muda-se de cliente. Não se põe em causa os princípios. Aliás, nem se tem muita consciência desses princípios, de como funcionam.

O que me afastou do blog, percebo agora, não foi a minha experiência de utilizador mas ser o local onde eu falava mais sobre design.

Com o tempo, percebi que era possível escrever sobre design sem cair em variações das discussões do costume. Que o estilo é algo a evitar, por exemplo. Quando é muito difícil analisar a política do design sem falar de estilo. Ou, a pior discussão de todas, o equivalente em design a falar sobre o tempo, que são as críticas da Comic Sans e os seus derivados. Criticar a Comic Sans (ou o estilo) é o equivalente teórico de usar a Comic Sans.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Comentários Recentes

Lia Ferreira em Por um lado
Jose Mateus em Censura em Serralves
L. em Lisboa Cidade Triste e Al…
Mário Moura em Livro
João Sobral em Livro

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: