The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Universalismo não é inclusão

Quando comecei a escrever sobre design, eu era agressivo mas inclusivo. Ainda vejo o design não como algo uniforme mas como um conjunto de culturas distintas e até antagónicas. Havia o design dominante, o que ganhava prémios, que fazia logotipos, que tinha a sua própria forma de falar em público, os seus formatos favoritos. Depois havia o design mais ligado a tendências, que se adapta a cada nova moda e vai marcando as décadas. O design praticado em termos políticos, por colectivos, por feministasAinda há o design que é feito no contexto da arte, da música, da banda desenhada, etc.

Agora, sou menos inclusivo. Eu tentava dar uma atenção semelhante a todas estas culturas mas fui percebendo que algumas pessoas não viam isto como variedade mas como enganos, fraudes, delírios, etc. Já vi demasiadas vezes gente a apanhar más avaliações e até humilhações públicas porque não ligava ao design «como deve ser», porque se estava nas tintas para o Paul Rand ou para o Sebastião Rodrigues ou paginar à Tschichold. Não porque fizesse mau design ou má teoria sobre design mas porque não prestava vassalagem a isto tudo.

Não tenho paciência quando o ensino ou o discurso do design se tornam numa praxe permanente. Se é uma coisa básica saber quem foi o Paul Rand também se devia saber que se demitiu quando uma feminista se tornou na primeira mulher chefe de um departamento de design em Yale. Quando se chama universal ao design praticado por Rand deveria haver consciência do que esse universalismo proíbe. Assim, sou cada vez menos inclusivo para com discursos que excluem.

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: