The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Malhar

Do estilo crítico que gosto menos, embora admita que possa ser bem feito, é o de certos arguentes de teses, que pouco mais fazem do que apontar gralhas e sugerir bibliografia redundante.

O melhor exemplo nos jornais é o António Araújo que apesar deste problema escreve ensaios com interesse. Talvez porque este tipo de erudição seja mais fértil quando é feita em proveito próprio e não da avaliação de terceiros.

Como estilo de avaliação faz um vistaço mas tem pouco sumo. Como crítica percebe-se bem os seus limites quando se verifica que só vibra, só muscula, quando vai atrás de algo que não a merece, quando António Araújo vai atrás de José Rodrigues dos Santos, quando João pedro George vai atrás de Margarida Rebelo Pinto.

É uma erudição académica aplicada como uma forma de bullying desproporcional, do amigo do sub-vice-vice-campeão de kickboxing que trabalha como segurança porque é «mais real» bater em pessoas a sério. Lá está, são estes momentos em que se bate abaixo da cintura, porque o adversário nem chega lá com a cabeça, que têm um sabor perverso.

E ás vezes até são úteis. Porque José Rodrigues dos Santos ou Miguel Sousa Tavares andam realmente convencidos que os seus romances são tratados. Porque Margarida Rebelo Pinto pensa que é o Honorato e é só o McDonald’s – e, claro está, pensa que o Honorato está acima do McDonald’s. Porque a crítica de livros do Público (e não só) realmente tem um problema endogâmico.

Mas bater numa coisa óbvia não é garantia de qualidade ou sequer de grande coragem. Um dos refúgios do mau crítico é procurar objectos seguros para desancar. Pensa-se que é preciso menos rigor quando se despreza, mas mesmo o desprezo exige preparação, método e ética.

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: