The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Enfim, pt. 2

E entretanto tenho o Vasco Rosa a injuriar-me via mail. Diz que me viu numa conferência e me achou vaidoso e soberbo. Assegura que o Observador não publica correcções de pessoas que não gostam do Observador. Insiste que eu escreva um direito de resposta.

Já expliquei umas tantas vezes que não estou disposto a dignificar com uma resposta um ataque pessoal, cheio de julgamentos de carácter, cheio de erros factuais, de português, de citações deliberadamente exageradas, de asserções vazias, de acusações abusivas de incompetência, etc.

Critico livros, ideias, objectos, situações, etc. Não faço crítica à personalidade ou ao aspecto de pessoas. Não é agora que vou começar, discutindo primeiras impressões preconceituosas e psicologia barata com o Vasco Rosa. Basta-me dizer que não pratico esse tipo de crítica.

Tudo o que peço desde o começo é que corrijam um único erro factual. Se nem isso querem ou conseguem fazer, estamos conversados. Não estou interessado em ler mais outro relato emocional de como a responsabilidade dos erros do Vasco Rosa é de toda a gente menos dele.

CORRECÇÃO: Entretanto o Vasco Rosa apontou-me que uma frase da sua recensão que me parecia indicar que punha em causa a minha aptidão profissional na verdade queria dizer que o género de alguém não é indicador da sua competência profissional. Refiro-me a esta passagem: «à privacidade individual — qualquer que ela seja — não pode ser atribuído ad limine litis [sic] valor de exigível aptidão profissional.» Interpretei-a mal e por isso peço desculpa.

(Só tenho a acrescentar, e com certeza ninguém me há de censurá-lo: dá um gozo do caraças assumir um erro a pedido de alguém que se recusa a assumir os seus.

O erro factual que o próprio Vasco Rosa publicou sobre mim continua por corrigir.)

 

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: