The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Sobre a Verdade

«My claim was that bullshitters, although they represent themselves as being engaged simply in conveying information, are not engaged in that enterprise at all. Instead, and most essentially, they are fakers and phonies who are attempting by what they say to manipulate the opinions and the attitudes of those to whom they speak. What they care about primarily, therefore, is whether what they say is effective in accomplishing this manipulation. Correspondingly, they are more or less indifferent to whether what they say is true or whether it is false.»

Harry Frankfurt, On Truth

Nos últimos meses, tenho visto cada vez mais indiferença à própria ideia de verdade. Não estou a falar dos Estados Unidos mas daqui, de Portugal. Não falo só da internet, onde se propaga imagens e histórias falsas mesmo com a melhor das intenções, mas também dos jornais e dos outros media tradicionais.

Quando confrontados com um erro, o mais comum é agradecerem – na melhor das hipóteses – e deixarem-no ficar. Ou então apagarem-no sem o reconhecerem – no fundo, censurando os próprios erros. Há uma indiferença quotidiana à ideia de rigor e de verdade. Os exemplos são demasiados: a cobertura jornalística de Pedrogão há um ano; a propagação de imagens e de histórias comprovadamente falsas a negar a existência de massacres na Síria, o uso de imagens falsas para denunciar a política de separação de famílias de imigrantes nos Estados Unidos. O melhor exemplo é o de uma criança numa gaiola que na verdade é o registo de uma acção de protesto. Como seria de esperar, a própria honestidade do protesto foi posta em causa por causa disso. Acusou-se mais uma vez as vítimas de serem «crisis actors». Para se lutar contra alguém como Trump é absolutamente essencial não usar como arma a mesma indiferença para com a verdade.

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: