The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Lisboa Cidade Triste e Alegre

doc011Estou ansioso por ver a exposição sobre o Lisboa Cidade Triste e Alegre para a qual escrevi um texto. Desde há muitos anos que me interesso sobre edição portuguesa em fascículos, sobre os do Victor Palla em particular. Assim, fiquei fantasticamente interessado quando o Carlos Bártolo me mostrou que a parte heliogravada de cada fascículo do LCTeA era impressa num único plano de impressão de 1,00 por 0,70, sempre com o mesmo esquema de corte, que determinava as meias páginas, as páginas de abrir, etc. O esquema acima é do próprio Palla e pode ser verificado confrontando-o com os próprios fascículos. Foi divertido perceber que no esquema até havia espaço para as fotos que vinham coladas nas capas dos fascículos. (A foto em baixo corresponde ao canto superior direito do esquema marcado “V”.)

Adenda: A imposição usada por Palla não é de todo a mais habitual. É uma solução de design inventiva para um problema difícil: conseguir produzir uma grande variedade de formatos de páginas da maneira mais económica. Ainda hoje, mantém a capacidade para se evadir ao pensamento mais tradicionalista e menos informado sobre design e impressão.

Quando me limitei a descrever o esquema de Palla no texto que escrevi para o catálogo da recente exposição sobre o Lisboa Cidade Triste e Alegre fui prontamente acusado pelo crítico Vasco Rosa do Observador de não perceber nada de questões de imposição tipográfica. Claro que lhe referi que o diagrama tinha sido concebido por Palla.

Nesse aspecto, é um diagrama que demonstra claramente as diferenças entre o pensamento das oficinas tipográficas, que tendia a ser tradicionalista, e o do design moderno que reinventava o trabalho das gráficas em termos de uma ideia de projecto, de design.
image1

Anúncios

Filed under: Crítica

One Response

  1. L. diz:

    vale bem a pena.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: