The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Aprender a Chorar na Era da Técnica.

IMG_4425

Antes do avião descolar, pedem-nos para prestar atenção às instruções de segurança. Enquanto os assistentes de bordo fazem a sua mímica, gosto de ir olhando para a folha plastificada com aquela banda desenhada rudimentar onde nos mostram o que fazer em caso de desastre. Homens e mulheres de cores vivas e planas, de traço resumido a partir de fotos, encolhem-se no assento do modo correcto, com as mãos atrás da nuca, dirigem-se para as saídas de modo ordeiro.

Imagino que tenham pontos no lugar dos olhos, porque é assim que Nick Drnaso desenha as suas personagens em Sabrina, uma das melhores coisas que já li este ano. Desenha-as como vítimas de desastres, desenha-as na linguagem gráfica com que se ensina a sobreviver.

Sabrina, a personagem titular, saiu um dia de sua casa e não voltou. A família deu-a como desaparecida e preparou-se para o pior. Não tinha uma vida extraordinária, os seus problemas eram comuns. Vê-mo-la a sair para esse último percurso. É uma vida genérica, numa casa genérica, numa rua genérica. Depois seguimos o longo percurso dos que sobrevivem a essa tragédia, o modo como lidam com o seu desaparecimento, com o luto. Sabrina é como um manual de sobrevivência imperfeito, que se vai perdendo no labirinto de uma tragédia inédita, nova, com a qual ainda não se sabe lidar.

É a sobrevivência e o luto na era das redes sociais, dos trolls, das fake news, das vítimas que são acusadas de serem actores ao serviço de encenações diabólicas. De gente comum obrigada, quer queira quer não, a encenar a sua perda em público.

Foi, para mim, do melhor que li este ano, seja ou não em banda desenhada.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: