The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Vergonha

Dizem-se coisas para calar, o que não é contradição nenhuma, apenas uma forma leve, passiva-agressiva de autoritarismo. Por exemplo, está-se realmente à espera de uma resposta quando se pergunta a Mariana Mortágua porque acha mal a ida de Mário Machado à TVI quando o seu próprio pai «é um terrorista»? Ou o objectivo é apenas confundir, colocando no mesmo plano coisas que só dificilmente se podem comparar. Como muita gente disse, Camilo Mortágua praticou a luta armada como forma de resistência a uma ditadura. Lutou pela liberdade. Machado luta contra uma democracia, luta contra a humanidade de minorias.

Mas se calhar pode-se ir mais longe. Tenho um livro grande velho, daqueles que faz espirrar quando se abre. Comemora a resistência belga durante a segunda grande guerra. No final tem dezenas de páginas em três colunas, letra miúda como a de uma lista telefónica. São mortos. Muitos em acções de combate contra os nazis. Será que esses podiam ir à TVI? Iria aparecer alguém a condenar a ida de terroristas ao Goucha?

O objectivo é mesmo só calar mas por trás disso, ou bem à frente, há uma indiferença à democracia, uma indiferença literal, que não a consegue distinguir de uma ditadura. É um caso leve, sonso, chico-esperto, de Salazarismo. Se realmente apreciam a liberdade de expressão, o direito a ofender, espero que sim, que se sintam ofendidos, se possível envergonhados, com isto.

Se não sentem, paciência. Subtraindo matematicamente a uma democracia o que havia durante o Salazarismo, uma das coisas com que se fica é uma liberdadezinha. A de vos mandar foder, claro.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Comentários Recentes

Lia Ferreira em Por um lado
Jose Mateus em Censura em Serralves
L. em Lisboa Cidade Triste e Al…
Mário Moura em Livro
João Sobral em Livro

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: