The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

A Espada Selvagem da Joana Vasconcelos (não)

O que mais aprecio em Conan Osíris é o mesmo que não gosto em Joana Vasconcelos: o fabrico. Os dois são comparáveis enquanto fenómenos fabricados, estudados, construídos a partir de fragmentos e camadas de cultura popular. O músico tem melhor fabrico e mais frescura que a artista.

A ironia, a ambiguidade, em Vasconcelos é superficial, bruta, expediente, uma maneira de evitar comprometer-se, de vender o mesmo peixe a gregos e troianos. Pode ser política e empresarial, pode ser feminista e conservadora, pode ser tudo e o seu oposto, provocadora e conformista, conforme o contexto – e a maior suspeita é que não seja nada.

A ironia de C. Osiris é mais ambígua e rica. Alcança a proeza equilibrista da extravagância sem pretensão. Tudo aquilo soa a uma construção feita sobre muito pouco, sobre nada até. Letras mínimas, básicas, óbvias, numa câmara de ecos de musica, performance e character design – e funciona. E fica-se com mais alguma coisa no fim do que no começo.

Vai-se a um programa da manhã cantar uma música cujo verso é «Sabias que o clitóris é um orgão cuja única função é dar prazer a uma mulher?»* E até se ouvir aquilo ali, naquele sítio e àquela hora, o sítio dos «vou cheirar teu bacalhau, maria», dos «bacalhau quer alho», dos «sei lá, sei lá, quem é o pai da criança», não passava pela cabeça que fosse tão básico fazer uma música pimba provocante e feminista, politicamente correcta, que responde com uma pergunta insolente, definitiva, a toda a grunhalhice tradicional, aceite, da música pimba, invertendo-lhe os termos.

Dá que pensar.

* Correcção: A música é da Catarina Branco que a cantou em dueto com Osiris.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: