The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Genealogias

A história do design português – e não só – tem formatos tão comuns que já nem se repara neles. Usam-se porque estão à mão de semear. Dão jeito. Se a história fosse uma app, seriam presets, filtros pronto a usar que dão logo um ar mais profissional à coisa. O mais comum é a biografia. Atribuindo uma série de objectos a uma pessoa, tornando-os na sua obra e fazendo dessa pessoa um autor, cria-se a mais simples e mais cativante das narrativas. Percebe-se o designer porque a sua vida faz assim sentido, tem um arco narrativo de crescimento, de auto-descoberta, de aprendizagem que a coloca perante problemas que são resolvidos, aliados com que se colabora ou inimigos com que se guerreia. A biografia permite alisar problemas, contradições, encaixando-os numa solução em formato de pessoa.

Ao longo do próximo mês, ensaiarei aqui outros formatos para falar sobre design português, que o organizem de maneiras distintas. Porque não falar por exemplo de genealogias, de como a encadernação de um livro, por exemplo, inspirou a encadernação de outro e por sua vez a encadernação de outro. De como o design de um livro político inspira um livro de culinária. De como o design de uma revista de design é usado para uma revista de banda desenhada.

Um dos propósitos será «dissolver» a figura do designer, estabelecendo linhagens que passam através dele e que de certo modo o constituem. Não se trata de negar a existência do designer mas de olhar para o design de modos oblíquos, de o ver em termos de decisões que ultrapassam o design e os designers. De perceber que, muitas vezes, a coerência de uma obra pode não vir do designer mas de uma colaboração feliz com um cliente, com uma instituição ou com uma equipa. Que a tentativa de fazer da obra de alguém uma singularidade nos faz esquecer um sem número de filiações, de influências.

 

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: