The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Embaraçoso

Ficou-me na cabeça a reacção de José António Saraiva à gaguez de Joacine Katar-Moreira.

Em resumo, e com a autoridade que lhe confere um irmão que sofre de gaguez, Saraiva acha que Joacine não deveria ser deputada para lhe poupar o embaraço – a ela e não ao próprio Saraiva que se queixa longamente da inconveniência e perda de tempo que é ouvir com atenção um gago. Ou quem não tenha a voz conveniente colocada. O exemplo dado é Rui Tavares, cuja prestação vocal considera monocórdica. Não basta ter uma voz segura, também é precisa uma voz que não mace.

Saraiva parece ser daquelas pessoas despropositadamente seguras, cuja confiança se alicerça em deslocalizar o seu próprio embaraço nos outros.

Pela minha parte, um dos meus grandes medos é estar num espaço fechado a aturar alguém como Saraiva. Imagino-me a ouvi-lo a debitar como, baseado numa experiência que teve em tempos num elevador da Fnac, a homossexualidade contemporânea é uma espécie de cosplay que os jovens praticam para chatear os pais.

O que se diz perante tamanha alarvidade? Quantas vezes, num jantar, numa inauguração ou numa simples viagem de taxi, já não fiquei a cismar se vale a pena indicar o meu desconforto perante uma piada racista, uma generalização sobre ciganos, uma tirada sobre homossexuais ou negros.

Caso se responda, o mais provável é dar discussão, o que se traduz em ficar umas horas a ouvir alguém a tentar salvar-nos de ser politicamente correcto. Caso não se responda, fica-se a pensar que o idiota, sendo do tipo de pessoa que usa argumentos do género «até tenho um amigo que é…», poderá dizer no futuro que esteve «a contar piadas sobre pretos ao Mário Moura» e ele até gostou.

Fica-se sempre a perder e é embaraçoso. O que eu não daria para que as pessoas como o José António Saraiva sentissem o seu próprio embaraço em vez de o andarem a regar para cima dos outros.

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: