The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Censura

Um bom exemplo de como a arte tem convivido mal com a ciência: um ensaio visual sobre graffiti de crítica à austeridade leva à suspensão da revista Análise Social do Instituto de Ciências Sociais. O número em questão já estava impresso e será destruído. Não, não soa nada a censura (claro que não) mas apenas de “garantir a imagem de dignidade” porque não se trata de “um blogue, mas de uma revista de referência”. Porque aquilo tinha linguagem ofensiva e (ai c’orror) não passou pelo processo de “avaliação científica” pelos “pares”.

Até se podia argumentar que há teses sobre o grafiti ou que registar esta forma de expressão enquanto documento é importante porque ela própria é bastante efémera e censurada (veja-se Rui Rio, por exemplo), mas isso só ia reforçar a ideia que a expressão estética só deve ser aceite se devidamente engalanada com os formalismos da ciência.

Filed under: Crítica

2 Responses

  1. AndreC diz:

    A série «Graffiti», do Brassaï, já é de há umas boas décadas. Mas são os textos que a acompanham, escritos pelo próprio, que esses pares talvez devessem ler.

  2. […] blogosfera, “O Ressabiator” não tem duvidas que se trata de “Censura”. Já o “GRRAU” destaca três pontos sobre […]

Deixe um comentário

Arquivos

Arquivos

Categorias