The Ressabiator

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Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Democracia e Design



(Continua do post anterior)

2. Por a democracia ser fundada na discussão, é que me parece contraditório argumentar que a decisão de Montenegro é má porque este logotipo e o próprio design estão acima do gosto ou da opinião.

Nunca concordei com a ideia de que o design está acima do gosto ou da opinião. O que fica do design, retirando o gosto e a opinião, é competência técnica e convenção formal.

É sintomático que só se consiga defender o logo do Studio Eduardo Aires invocando o rigor do seu manual de identidade, a sua capacidade de adaptação à internet, ou atirando que a identidade anterior não imprime bem em formatos reduzidos. Revela que aquilo que o novo sistema transmite é, acima de tudo, aquilo que Johanna Drucker e Emily McVarish chamavam a sua própria “logocidade”. O que se comunica, por via da redução geométrica, é apenas um conceito autorreferencial de marca e de design. Comunica-se a si mesma.

É uma ideia modernista de identidade que teve o seu tempo histórico. Por outras palavras, é gosto. A ideia de que o Estado deve ser representado por uma identidade gráfica é muito recente. Ou seja, constitui uma opinião que coabita com outras.

Assumir que o design está acima do gosto e da opinião é dar a entender que, mesmo entre designers, há uma ideia única e estabelecida do que constitui qualidade. Não é de todo verdade.

Uma das razões pelas quais quase não existe crítica de design é a incapacidade interna para lidar com o gosto e com a opinião. Sem isso, ao pedir crítica, o que se pede realmente é promoção.

Filed under: Crítica

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